Bullying escolar
O bullying pode acontecer no condomínio, na vizinhança, em grupos ou agremiações esportivas, etc., no entanto, o local onde mais acontece esse tipo de crime é na escola.
Fatores psicológicos e sociológicos podem explicar esse fenômeno
Sendo na escola onde os jovens passam grande parte de seu tempo e interagem com um número maior de pessoas, e nesse contexto que os reflexos da sociedade fazem com que se crie uma espécie de micro-organismo social, que tende a recriar a sociedade em um espaço menor e isolado. A sociedade em geral é agressiva e excludente, e esses fatores tendem a refletir no ambiente escolar.
Consequências do bullying
As consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis, por isso é importante ficarmos atentos aos primeiros sintomas que costuma ser o isolamento social da vítima, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo.
A partir daí, pode haver uma queda no rendimento escolar, queda na autoestima, quadros de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios.
Quando esses sintomas não são tratados, o quadro pode levar o jovem a tentar algo contra a própria vida.
Por isso, é importante trabalharmos esse assunto nas instituições de ensino.
Pensando nas particularidades de que cada público, a Mauro Dias Palestras Mágicas prepara cada oficina, palestra e treinamento conforme a linguagem de cada público.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm